quinta-feira, 13 de maio de 2010

E no site da Prefeitura... a escola é notícia!!!!!

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DAS OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA E DE FOGUETES
19:05 Quarta-feira, 12 de Maio de 2010

Trinta e cinco estudantes da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, do Pina, na faixa etária dos 12 aos 15 anos (3º e 4º ciclos), vão participar, nesta quinta-feira (13), da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Foguetes - OBFOG. O evento vai acontecer nas areias da praia do Pina, na Avenida Boa Viagem (próximo às quadras de tênis), entre 8h30 e 10h, e vai constar do lançamento de 35 foguetes produzidos com garrafas pet e movidos pela mistura de bicarbonato de sódio com vinagre.

Na sexta-feira (14), será a vez de todos os 614 alunos da unidade de ensino, na faixa etária dos sete aos 15 anos (1º ao 4º ciclo), representarem a Prefeitura do Recife nas provas teóricas da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que serão aplicadas na própria escola, em dois horários - 10h e 16h. Serão 10 questões sobre astronomia, astronáutica e energia, divididas em três níveis de dificuldade, de acordo com a faixa etária dos participantes – 1ª e 2ª série, 3ª e 4ª e de 5ª a 8ª. O 4º nível, destinado ao ensino médio não terá participante da rede municipal de ensino.

As duas competições, que acontecem de forma simultânea em todo o País, são organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e Furnas Centrais Elétricas S/A. As iniciativas envolvem alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas. O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando toda comunidade escolar.

As duas olimpíadas vão premiar, em meados de agosto, os três melhores classificados por estado, (medalhas de ouro, prata e bronze). Independente da classificação, todos os alunos e unidades escolares também receberão certificados de participação.

“No caso da Olimpíada Brasileira de Foguetes, sairão vencedores os alunos que construírem o artefato que possa atingir a maior distância a partir da plataforma de lançamento, que é colocada num ângulo de 45 graus do chão”, explica o professor de matemática da Escola Oswaldo Lima Filho, Sony Cordeiro. Além das garrafas pet (corpo e pés de apoio), são utilizados na fabricação dos foguetes, madeira (plataforma de lançamento), areia para preencher o bico, canos e torneiras plásticas para armazenamento do combustível.

Segundo ele, o regulamento não permite o uso de combustíveis inflamáveis, mas só mistura química que provoque pressão suficiente para impulsão do foguete. “Nós optamos pela mistura de bicarbonato e vinagre, mas também podemos usar gelo seco com água e até coca-cola com mentos (marca de goma de mascar)”, finaliza Sony.

Nenhum comentário:

Postar um comentário