segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Centenário da morte de Joaquim Nabuco celebrado na escola!!!

Dias 19 e 20 de novembro aconteceu a culminância do trabalho sobre o centenário da morte do abolicionista Joaquim Nabuco. As turmas prepararam apresentações para expressar o que aprenderam sobre este ilustre pernambucano. No dia 20 de novembro, à tarde, tivemos a participação especial do Grupo Teatral Panela Velha com os idosos do grupo "Aconchego do SESC Santo Amaro", apresentando o espetáculo "Ribalta Apagada". Foram momentos ricos de aprendizagem.

4º Ciclo na FLIPORTO!










Alunos do 1º e 2º Anos do 4º Ciclo da tarde foram à FLIPORTO no dia 12 de novembro para interagir com os diversos espaços: fomos na Feira Literária e nos stands das editoras os alunos viram os livros expostos e os principais lançamentos; na FLIPORTO Digital conheceram e manusearam leitores eletrônicos, viram vídeos, visitamos outros espaços do evento.
Aproveitamos para visitar algumas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Foi uma tarde maravilhosa!!!!

Semana da Criança








As festividades do Dia das Crianças aconteceram nos dias 13 e 14 de outubro para os alunos de 1º e 2º Ciclos. No dia 13 tivemos uma gincana com desafios variados. O grupo campeão do turno da manhã foi a turma do 2º Ciclo 1º Ano A e à tarde a turma do 2º Ciclo 1º Ano B. No dia 14, 1º e 2º Ciclos, manhã e tarde, tiveram momentos de muita brincadeira e alegria na Praça Marcantônio Vilaça, com pisicina de bolas, cama elástica, pipoca e algodão doce à vontade.
As turmas de 3º e 4º Ciclos vivenciaram uma gincana na quadra da escola, no dia 14.

A Escola presente no Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal!



Dias 6,7 e 8 de outubro a Escola Oswaldo Lima Filho esteve presente ao Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal através de 2 trabalhos apresentados: "Concerto de Leitura" e "Descobrindo a Literatura Popular". O primeiro projeto, em sua terceira edição, foi vivenciado este ano pela escola nos três turnos e registrado com detalhes neste blog no mês de abril. A apresentação dele foi feita pela Coordenadora Pedagógica Verônica Taveira e a Professora de Biblioteca Fabíola Siqueira.
O segundo projeto foi vivenciado pelos alunos do 2º Ciclo 1º Ano Turma A. Estes alunos compartilharam a experiência e os conhecimentos adquiridos com os demais alunos na Expocultural deste evento, evento também registrado neste blog.

A escola também participou do Festival expondo trabalhos plásticos de alunos do 3º Ciclo 2º Ano da manhã, elaborados a partir de alguns poemas do escritor Marcos D'Morais. Além disso, tivemos apresentações culturais: os espetáculos "Avoar", com alunos do 3º Ciclo 1º Ano e "A Feira de Caruaru", com alunos do 3º Ciclo 2ºAno.
Foram momentos marcantes para a escola!

Expocultural 2010

A Expocultural da escola teve como tema gerador os 50 anos do Movimento de Cultura Popular. Foi realizada na penúltima semana do mês de setembro. Os trabalhos apresentados envolveram personalidades que participaram do MCP como Ariano Suassuna, o próprio MCP, literatura de cordel, parlendas, cantigas de roda, danças populares, capoeira, entre outros. Foi um momento precioso de troca.

Palestra sobre Bullying

A Professora Enilvalda dialogou com os alunos na escola sobre o Bullying. A palestra foi bastante esclarecedora para todos, alunos, professores e funcionários. Pela manhã aconteceu no dia 23 de agosto e à tarde no dia 30. A Professora enfocou o conceito de bullying, tipos e exemplos, alguns vividos por ela, inclusive, e abordou o tema também como crime. Ao final da palestra foi aberto um espaço para as dúvidas e argumentações dos alunos, além de depoimentos de alguns deles que se sentiam vítimas de bullying.