segunda-feira, 26 de abril de 2010

Produções dos alunos durante o Concerto de Leitura

Um olhar

Um olhar amigo,
Alegra o coração;
Uma boa notícia
Faz a gente
Sentir-se bem,
Um olhar apaixonado,
Faz a gente dizer:
EU TE AMO
Olhar pra quem a gente gosta
É dizer
Te quero mais que tudo.

Solange Maria – 4º Ciclo 2º Ano A
(Produção espontânea da aluna)

Poema produzido na Oficina com o Poeta Eriberto Henrique.

A Criança

A criança tem que ser feliz
Não importa a idade
Vão melhorar o país
Espalhando bondade.
Umas são maliciosas
Outras não.
Umas são bondosas
Outras são verdadeiros cães.
Mesmo tendo defeitos
Ou qualidades,
Serão presidentes perfeitos
E transformarão nosso Brasil
E suas cidades.

Gisele Milene – 3º Ciclo 1º Ano D

Textos produzidos na oficina com o escritor Oswaldo Pereira.

A MENINA SEM NOME É ENCONTRADA MORTA NA PRAIA DO PINA.

Junho de 1970. Era mais ou menos 6 horas quando os pescadores encontraram uma menina morta de lado de uma jangada. Uma mulher acusou o pescador e ele pagou pelo crime mesmo sendo inocente.
Muito tempo depois do crime, o criminoso se rendeu. Ela foi enterrada no Cemitério de Santo Amaro. Muita gente acredita que a menina faz milagres e quem faz promessa, leva um papel pedindo obrigado.

Ana Clesia Matias Bezerra – 3º Ciclo 1º Ano B


MENINA SEM NOME É ENCONTRADA MORTA NA PRAIA DO PINA.

Já era de manhã no bairro do Pina. A família estava tomando café quando dois pescadores disseram: Vamos nos preparar para pegar no batente, quando encontraram uma menina sem nome morta na praia do Pina, perto de um barco. Logo depois chegou a polícia para resolver o caso da menina. Duas pessoas, um homem e uma mulher, acusaram o pescador no dia 22 de junho de 1970. Como ocorreu isso, ninguém sabe e nem descobriu quem é o culpado e a menina foi enterrada e todo mundo acredita que ela faz milagre.

Lucas José dos Santos Silva – 3º Ciclo 1º Ano B

sábado, 24 de abril de 2010

III Concerto de Leitura - 3º Dia - Noite









































































































































Finalizamos o Concerto de Leitura da melhor forma: com o poeta Wellington de Melo. Os alunos do EJA leram suas produções e críticas feitas a partir dos poemas trabalhados. O poeta mostrou-se sensibilizado e navegou no site dele, mostrando todas as possibilidades que ele oferece e o site interpoética.

III Concerto de Leitura - 3º Dia - Tarde










































































































Para o encerramento do evento os alunos deram seus depoimentos sobre as oficinas, apresentaram seus produtos finais. Alguns alunos recitaram poesias, assim como a professora Ana Cláudia Medeiros.

III Concerto de Leitura - 3º Dia - Manhã



































































O encerramento do Concerto de Leitura pela manhã aconteceu com depoimentos dos alunos sobre as oficinas vivenciadas e socialização das produções realizadas. O poeta Eriberto recitou poemas de sua autoria e de escritores conhecidos. Houve também a apresentação de uma leitura dramatizada do texto “Avoar” pela turma do 3º Ciclo 1º Ano Turma A.

III Concerto de Leitura - 2º Dia - Noite







Recebemos Ana Carolina Coimbra, professora Mestra da Universidade Estadual Vale do Acaraú, que realizou uma palestra interativa sobre os costumes e a cultura dos índios Fulni-ôs. Os vídeos apresentados pela professora foram esclarecedores e estimularam muitos questionamentos. Os alunos do EJA adoraram a experiência.

III Concerto de Leitura - 2º Dia - Oficinas Literárias - Tarde



































































O grupo da tarde viveu as mesmas expectativas do turno da manhã. Gisélia Sátiro (Núcleo de Arte da Gerência de 1º e 2º Ciclos) trabalhou a oficina Jogos Teatrais e os alunos amaram. Jaísa Farias (Núcleo de Arte da Gerência de 1º e 2º Ciclos) estimulou a leitura, de imagens com desafios variados. A escritora Érika Montenegro trouxe sua produção em literatura infantil e cordel para o grupo de alunos e o resultado desse encontro foi a produção de um cordel sobre a Copa do Mundo.
Kcal Gomes recebeu um grupo de alunos na Livroteca Brincante do Pina para uma oficina de contação de histórias. A escritora Isabelle Leite encantou-se com o grupo de alunos e como eles conheciam seus livros. O escritor Oswaldo Pereira trouxe histórias do Pina. Margareth Soares encantou os alunos com seu baú de histórias, fazendo da sala um ateliê. O escritor Fernando Farias com seus contos estimulou reflexões sobre a realidade, além de conquistar o grupo com seu bom humor. Irani Santana e Joana D'arc trabalharam heranças culturais da África e Gustavo Gomes trabalhou literatura afro-brasileira com os alunos. Momentos enriquecedores para os alunos e professores que acompanharam cada grupo de alunos.