terça-feira, 27 de outubro de 2009

Encerramento dos Jogos!!!!













A cerimônia de encerramento do Jogos Inteclasses foi um momento muito especial. Houve apresentações e entrega de medalhas e troféus.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia "D" - Josué de Castro
















As turmas do 2º ano do 4º Ciclo A, B e C e as turmas do EJA V A e B pesquisaram e elaboraram trabalhos sobre Josué de Castro e sua história. A culminância desse projeto deu-se no dia 21 de outubro, na quadra da escola. Contamos com a presença de Tereza, Augusta, Nizete e Mercês, representantes do Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro. Além da exposição dos trabalhos, tivemos palestras, performances e projeção de um filme sobre Josué de Castro. O Dia "D" aconteceu nos três turnos de funcionamento da escola. Os trabalhos expostos tiveram os seguintes temas: "Pano de Fundo", "O Mundo da Fome", "A Boca do Mangue", "A Árvore da Fome", "Da Lama a Lama" e "Geografia da Fome - Um Retrato da Nossa Realidade".
Interessante foi perceber como a exposição mexeu com os estudantes. O trabalho "A Boca do Mangue" recebeu comentários do tipo: "Vejo que o estômago e o intestino do mangue é o homem
", frase dita por Higor Jean Barros, do 4º Ciclo 1º Ano B. Ou ainda"Isso é uma lixarte!", dita por Deyvison José da Silva, do 2º Ciclo 2º Ano B. A seguir, fotos da culminância!

Ainda falando da Bienal....


As crianças do 1º Ciclo 2º Ano A e 2º Ciclo 1º Ano A em visita à Bienal Internacional do Livro visitaram muitos espaços: editoras, livrarias... Mas um local em especial marcou nossa visita: a Editora Bagaço, pois a autora Rosemary Carlos estava lançando e autografando o livro "Roda de Poesia". As crianças conversaram com a autora e escutaram a leitura de poemas feita por ela. A atenção das crianças sensibilizou a autora, que presenteou a Biblioteca da escola com um exemplar do seu livro!

Semana da Criança!!!!








De 5 a 9 de outubro tivemos uma semana cheia de atrações para as crianças. Passeios para a Bienal do Livro, oficinas de dobradura, de brinquedos, cinema na escola, brincadeiras na Praça Marcantônio Vilaça com cama elástica, pipoca e algodão-doce à vontade... Mas, sem dúvida, o que mais marcou nesta semana foi a Oficina de Tênis realizada nas quadras da Avenida Boa Viagem! Confira algumas fotos!!!! Valeu Professor Fernando e equipe!!!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mais Escola Municipal Oswaldo Lima Filho na Bienal...







A Coordenadora Pedagógica Verônica Taveira e a Professora Fabíola Siqueira apresentaram na Bienal, na Plataforma de Lançamentos, o Projeto "Concerto de Leitura" vivenciado na Escola em abril e que a partir deste ano passou a fazer parte do calendário da escola. Este projeto encontra-se registrado neste blog.

A Turma do 2º Ciclo 1ºAno A, da manhã, na Bienal Internacional do Livro!!!









A Professora Rosa e seus alunos apresentaram no Espaço Pedagógico da Bienal Internacional do Livro a dramatização do conto de Charles Perrault: "Riquete do topete". Esta apresentação ocorreu primeiramente na quadra da escola e fez tanto sucesso que decidimos inscrever o trabalho na Bienal. E lá o sucesso se repetiu... Muitos aplausos e muita emoção. Mas vocês devem estar perguntando: "porque este conto?". "Riquete do topete" foi um dos muitos contos de Charles Perrault lidos pelo grupo de alunos, que pesquisaram sobre o escritor para a nossa Expocultural. Os alunos gostaram tanto que resolveram dramatizar... e capricharam!!!! Confiram algumas fotos!!!!

Abertura dos Jogos de 3º e 4º Ciclos!










Dia 5 de outubro houve a abertura dos Jogos de 3º e 4º Ciclos na escola. Tivemos a participação da Banda do GAC para a execução do Hino Nacional. As equipes desfilaram, houve apresentação de Ginástica Artística. Um atleta desfilou com a tocha e acendeu a pira. Foram momentos bonitos. Vejam as fotos!