sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dias dos Pais - Jogos na quadra!





No Dia dos Pais houve homenagem dos filhos e o que eles mais gostam: futebol!!!!!

Culinária Francesa no EJA III!








O grupo do EJA III pesquisou a culinária francesa. O resultado deste trabalho foi uma noite de saberes e sabores!!! A socialização das descobertas com a degustação de delícias. Confira as fotos!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Caminhada “Recife-Nantes: significações francesas nos dias de hoje”.




























































































A Caminhada foi registrada pela equipe de comunicação da Prefeitura do Recife. Estamos colocando a reportagem postada no site da Prefeitura e acrescentamos fotos que tiramos.

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES PROMOVEM DESFILE CÍVICO LEMBRANDO O ANO DA FRANÇA NO BRASIL 19:35 Quarta-feira, 9 de Setembro de 2009

Os estudantes da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no Pina, aproveitaram o desfile cívico em comemoração à Semana da Pátria para prestarem uma homenagem ao Ano da França no Brasil. Mesmo com a presença de uma banda marcial e da execução de músicas de exaltação ao verde-amarelo, a caminhada pelas ruas próximas à unidade de ensino teve como tema o projeto “Recife-Nantes: significações francesas nos dias de hoje”. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Verônica Taveira, a idéia foi aprofundar o estudo e as pesquisas realizadas pelos alunos sobre a presença francesa na Cidade. Para isso, os alunos foram divididos em dois grupos de 300 integrantes, que saíram pela manhã e tarde formando alas com temas específicos, contando como a culinária, o vocabulário e a cultura do país dos “Três mosqueteiros” integram, de forma permanente e harmoniosa, o dia a dia dos recifenses e brasileiros.Formando na ala das “Cantigas e histórias infantis”, a estudante Sandy Felix da Silva, de 9 anos, desfilou fantasiada de “chapeuzinho vermelho”, personagem principal do conto de fadas do francês Charles Perrrault. O seu grupo interpretou algumas cantigas de roda de origem francesa, como “A descoberta do lobo”, “Onde está a margarida” e “Os dedinhos”, entre outras. “Antes de estudar e pesquisar, eu não sabia que muitas das canções infantis tinham origem francesa. Fiquei contente de saber disso e quero mostrar durante o desfile de hoje”, explicou Sandy.Já Lucas José dos Santos, de 10 anos, integrou o grupo de colegas que contou um pouco das “Cores e sabores da culinária – semelhanças entre Recife e Nantes”. Com a convicção de quem levou a sério a pesquisa, ele conta que as duas cidades têm rios, pontes e arquitetura semelhantes. “Além disso, muitas das coisas que a gente come no Brasil vieram de lá, como o purê de batata e o estrogonofe”, explicou, citando outros exemplos, como pavê, fondue, croissants, suflê, consumê, entre outros. Moradora da Rua Joaquim Carneiro da Silva, no percurso do desfile, a dona de casa Maria da Conceição Rodrigues saiu do prédio onde mora para acompanhar a passagem dos alunos. “Está muito organizado e alegre. As crianças e as professoras merecem parabéns”, ressaltou. Na volta à escola, os alunos foram brindados com uma gostosa merenda, que ninguém é de ferro.

Influência Francesa na moda!




Os professores Eduardo Câmara e Fernando Ribas trabalharam com o grupo do 4º Ciclo 1º Ano Turma A a influência francesa na moda. O produto final do trabalho foi um desfile na quadra da escola. Vejam as fotos!

Contos e fábulas do nosso cotidiano vieram da França!!!!














































Charles Perrault e Jean de La Fontaine e suas histórias, contos e fábulas foram trabalhados pelas salas do 1º Ciclo 3º Ano A e 2º Ciclo 1º Ano Turmas A e B do turno da manhã. Descobriram a origem de contos e fábulas que já conheciam e conheceram novas histórias. Confiram algumas fotos!

Cantigas de Roda de Origem Francesa...







Revelados em apresentações e desenhos por alunos do 1º Ciclo...

Brincadeiras de roda brincadas em roda ou de outras formas...

Expocultural: A França em Recife!


A presença francesa em Recife foi revelada no último dia 28 de agosto na escola. Os trabalhos envolveram temas como cantigas de roda de origem francesa, os contos e fábulas de Charles Perrault e Jean de La Fontaine, Banda Ciné (música francesa no Recife), influência francesa na alimentação, na moda, na Revolução de 1817, palavras e expressões de origem francesa, esculturas francesas em lugares públicos, linguagem fotográfica, arquitetura francesa, matemáticos franceses e suas contribuições.... Foi um momento muito rico!!!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Notícia Urgente... Direto do site da Prefeitura!!!!

Educação, Esporte e Lazer
ANO DA FRANÇA NO BRASIL É TEMA DE CAMINHADA NO PINA 19:31 Terça-feira, 8 de Setembro de 2009
Os estudantes e a direção da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no bairro do Pina, vão realizar, nesta quarta-feira (09), pelas ruas próximas à unidade de ensino, um desfile cívico em homenagem ao 7 de Setembro, Dia da Independência, e ao Ano da França no Brasil, comemorado este ano. O evento, com concentração defronte à escola, vai acontecer pela manhã e à tarde (das 8h às 10h e das 14h às 16h) e deve reunir, em cada turno, cerca de 300 alunos do 1º ao 4º ciclos (1ª a 8ª série) e de Educação de Jovens e Adultos – EJA (a partir dos 15 anos).De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Verônica Taveira, a caminhada terá como tema o projeto “Recife-Nantes: significações francesas nos dias de hoje” e será animada por uma banda marcial formada por 15 estudantes da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho e 25 da Escola Estadual Luís Vaz de Camões.Os estudantes vão desfilar caracterizados ou mostrando trabalhos realizados em sala de aula a partir da identificação da influência francesa no Brasil e no Recife. “Eles pesquisaram e descobriram, por exemplo, diversas cantigas de roda, palavras e expressões de uso comum em nosso país que tiveram origem ou sofreram influências francesas, além de coisas concretas que fazem parte da história do Recife, como prédios, parque e esculturas”, ressaltou a coordenadora.Segundo Verônica, a presença francesa na paisagem urbana da cidade está por toda parte, o que foi descoberto pelos alunos através de passeios e pesquisa na internet. “Na arquitetura podemos citar o Teatro de Santa Isabel e o Palácio da Justiça; no paisagismo, as praças da República e do Derby e nas artes plásticas, as esculturas da Estação Central do Metrô e da Ponte Maurício de Nassau, entre outras”, observou.SERVIÇO – A Escola Municipal Oswaldo Lima Filho fica na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 1040 – Pina, telefones: 3232.3023 – 3232.3049.