sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lançamento do livro do 1º Ano do 1º Ciclo!!!











As crianças do 1º Ano do 1º Ciclo da Professora Fabíola Siqueira lançaram no dia 19 de dezembro o livro que produziram: "Os Nossos Contos de Fada ". A manhã de autógrafos foi recheada de alegria e emoção! Na solenidade as crianças cantaram a música "Contos de Fada", no Cd "Criar e Recrear", do Quinteto Violado. Foi um momento lindo!!!

Confraternização de fim de ano!!!
















As turmas estavam em clima de alegria. As confraternizações estavam muito animadas!

4º Ciclo da tarde vivencia o Júri Simulado!!!











A professora Juliana promoveu nas suas salas de aula a dinâmica de Júri Simulado. Os alunos envolveram-se e os debates e argumentações foram bastante consistentes!!! Uma experiência rica para os alunos!!!

Uma bruxa apareceu na escola: a Bruxa Salomé!!!







Na sala do 1º Ano do 1º Ciclo uma bruxa veio contar história... Foi um misto de susto e alegria... As crianças adoraram!!! Ora diziam que era a professora Fabíola, ora acreditavam que era uma bruxa mesmo... Foi um momento mágico!!!

Visita ao Instituto Ricardo Brennand











Os alunos do 4º Ciclo 1º Ano visitaram o Instituto Ricardo Brennand com os professores Eduardo e Necy. O grupo ficou bastante empolgado com a interação com as obras de arte.

A Escola na Gincana da EMLURB!!!


Um grupo de alunos representou a escola na I Gincana de Coleta Seletiva do Recife. Entre os desafios, detacamos a coleta de plásticos e papel, além da busca de conhecimentos sobre o vidro e sua reciclagem. O grupo fez uma visita à CIV - Companhia Industrial de Vidros para ajudar neste estudo. O grupo ficou com a 5ª colocação!

Gincana Cultural Brasil - Japão






















Os alunos Girmax, Wítalo, Vanessa e Sâmires, do 4º Ciclo 2º Ano representaram a escola na Gincana Cultural Brasil – Japão, no dia 30 de novembro, no Recife Antigo. Ficamos responsáveis pela cidade de Kyoto. No final, ficamos em 4º lugar. Foi uma experiência bem bacana!

Socialização de Experiências - 3º e 4º Ciclos












Aconteceu no Colégio Aplicação, no dia 14 de novembro, a socialização dos trabalhos realizados nas escolas. Os Professores Cassandra, Eduardo e Gleide compartilharam nossas atividades e conquistas. Nosso trabalho foi um sucesso!!! A Coordenadora Pedagógica Verônica Taveira, a professora Míriam Campos (História - 3º e 4º Ciclos) e a professora Fabíola Siqueira (1º e 2º Ciclos) também estavam presentes no evento!!

Jogos Internos da Escola



Os jogos internos da escola aconteceram em total clima de animação. As torcidas estavam organizadas e, para a nossa alegria, houve respeito entre torcidas e equipes adversárias.
“ O importante é competir”, a gente sabe, mas o fundamental foi a participação de todos!!! Parabéns aos Professores, Coordenação e Direção de 3º e 4º Ciclos que ajudaram o sucesso deste evento acontecer. Nossos agradecimentos especiais à Professora Lúcia de Fátima, que organizou o torneio desde a elaboração das tabelas a realização das partidas. Após os Jogos do 3º e 4º Ciclos, houve o torneio dos alunos do 1º e 2º Ciclos.
Uma das cenas mais lindas foi a foto do 1º e 2º Colocados no futsal (na foto, demonstrada pela professora Cassandra). As equipes se confraternizaram e depois mesclaram os times, fizeram um só e jogaram uma partida contra os professores Eduardo e Sérgio, Luís e Marleílson (da Secretaria da escola) e Danilo, um aluno do 4.1 B que completou o time. Foi muito bacana!!!!

O Com-Vida da escola em atividade...





O grupo do Com-Vida, orientado pelos Professores Cassandra Lemos e Eduardo Câmara, com a colaboração da estagiária Marina, realizaram um trabalho espetacular com o tema “Água”. O Trabalho envolveu leitura, debates, produção textual, aulas-passeio... O trabalho foi apresentado também na Feira de Conhecimentos da escola. Abaixo, o rap produzido pelos alunos José Carlos da Silva Filho(tarde), Izaquiel Júnior e Jeferson Alves (noite) e apresentado pelo grupo.
O Rei do Mangue
O homem que era o rei do manguezal.
O homem que era o rei da manguebeat.
O homem que era o rei da natureza.
Chico Science está aqui!!!
A lama da maré
ela nunca me fez mal.
A lama da maré
a natureza, o manguezal.
A lama da maré
é o que traz o meu sustento.
A natureza é o lamento.
Mangue, maré
Mangue, maré
Mangue, maré.

Feira de Conhecimentos da Rede



A Professora Míriam Campos, de História, levou o seu trabalho sobre Solano Trindade e a cultura negra para ser apresentado e, mais uma vez, o trabalho da escola é elogiado. Os alunos foram entrevistados, cumprimentados e o Grupo Geterê fará um documentário que contará com a participação dos alunos. Isto é que é sucesso!!!!!

Feira de Conhecimentos 2











À noite, a culminância também foi um show!!! Foram trabalhos maravilhosos!!! Saberes e sabores com poesia!!!

Feira de Conhecimentos da Escola












A nossa Feira de Conhecimentos foi uma grande culminância do Projeto “Construindo e resgatando valores em nossa escola” e do tema do ano letivo “Poetas do Recife”. Valores sendo trabalhados a partir das obras dos Poetas, de obras de outros artistas como Murillo La Greca, utilizando linguagens diversas como a escultura, fazendo linha do tempo.... Foram momentos maravilhosos!!! Confiram!!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Planejamento de Outubro!!!





No dia 3 de outubro, data do Planejamento da Rede Municipal, nossa escola esteve fechada por ser local de votação. Para garantir a realização deste dia, a Direção e a Coordenação Pedagógica agendaram dois locais externos: o turno da manhã foi para o Espaço Ciência e os turnos Tarde e Noite para o Instituto Ricardo Brennand. Foram momentos produtivos e de integração dos grupos.



sábado, 6 de dezembro de 2008

A Ciranda de Livros no turno da tarde é muito movimentada!!!


"Ciranda de Livros" foi o nome que demos ao empréstimo de livros na Biblioteca. Semanalmente a "Ciranda" gira e tem ajudado a formar o hábito da leitura em muitos dos nossos alunos!!! Eles consultam nosso acervo e escolhem a obra que levarão para casa!! Além disso, há a formação do leitor, que envolve o saber estar numa biblioteca, perceber a organização deste espaço e familiarizar-se com os termos "empréstimo", "devolução", "renovação"... Acompanhar este processo tem sido muito gratificante.

Fabíola Siqueira (Professora da Biblioteca - Tarde)